Gestão de Manutenção em TI
Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, seja um carro, ou uma lava-louças, para funcionar corretamente, os computadores precisam passar por um processo de manutenção corretiva e manutenção preventiva.
Gestão de Manutenção
Antes de detalhar como funciona cada tipo de manutenção e porque elas são tão importantes, vamos incluir nessa lista de prioridades a Gestão de manutenção.
Empresas que não utilizam ou não possuem uma Gestão de Manutenção, acabam não monitorando a qualidade dos seus equipamentos e sofrem com inúmeras falhas.
Os principais objetivos da Gestão de Manutenção são:
– Programar o trabalho de forma eficiente;
– Controlar custos;
– Garantir a qualidade dos produtos e serviços;
Sabendo da importância de uma Gestão de Manutenção eficiente, vamos elencar os problemas que podem ser evitados:
– Sobrecarga em servidores;
– Desperdício de dinheiro em procedimentos ineficientes.
– Perda de equipamentos;
– Inatividade;
– Aumento nos custos;
– Insatisfação dos clientes;
– Queda nos lucros;
– Perda de contratos.
Tipos de manutenção
A manutenção de sistemas é um termo que engloba várias formas de manutenção do computador necessárias para manter tudo em funcionamento.
A manutenção preventiva envolve a tomada de medidas para ajudar a manter o funcionamento do sistema, enquanto a manutenção corretiva envolve a substituição ou reparo de um sistema ou de seus componentes depois que eles já falharam.
Os diferentes tipos de manutenção em computadores destacam dois aspectos que devem ser considerados:
1 – A manutenção inclui hardware e software do computador. Ambos são muito importantes e influenciarão decisivamente o funcionamento do sistema;
2 – Os vários tipos de manutenção podem funcionar simultaneamente. No caso de manutenção corretiva, ela atuará se a manutenção preventiva não puder antecipar o problema.
Manutenção preventiva
Sabe-se que em uma atividade realizada sem planejamento, existe 65% de desperdício de tempo. Ou seja, dentro das 8 horas normais de trabalho, apenas 2,8 horas são de fato aproveitadas. Esse número é assustador. Após a implantação da Manutenção Preventiva, a expectativa é que o Tempo Produtivo de Trabalho suba de 35% para no mínimo 65%. Em um primeiro momento essa já é uma elevação gigantesca na produtividade da equipe, consiste basicamente em elevar o tempo produtivo de 2,8 horas para 5,2 horas.
A manutenção preventiva é definida como a manutenção proativa do equipamento antes que um defeito ou falha ocorra e existem inúmeras medidas preventivas que a empresa pode adotar, incluindo a instalação de atualizações do Windows, verificação de vírus e malware e a execução de programas de limpeza. As verificações de antivírus e anti-malware devem ser executados pelo menos uma vez por semana. Certifique-se de executar atualizações para esses programas sempre que forem lançados, já que novos vírus e malwares surgem constantemente.
Para manter sua rede segura, a instalação de um firewall e o uso de práticas de download seguras, também contribuem para proteger computadores conectados em rede.
Picos de energia e superaquecimento podem destruir equipamentos eletrônicos, portanto, proteja seu hardware investindo em um estabilizador e limpando seu equipamento periodicamente para remover a poeira.
Se qualquer medida preventiva falhar, é sempre uma boa ideia ter um backup. Um disco rígido externo para salvar arquivos importantes, caso o computador precise ser substituído, vai garantir sua paz. Os backups são uma parte essencial da proteção de dados contra ameaças, como o ransomware.
Atualizações de segurança do sistema operacional, instalação de patches, automatização de atividades de manutenção preventiva relacionadas a software, fornecem correções para falhas e vulnerabilidades de segurança, bem como resoluções para bugs conhecidos. Outra ação eficiente é a limpeza de arquivos temporários, desordenados, programas não utilizados e supérfluos, para liberar espaço em disco e proporcionar uma melhoria geral do desempenho do sistema.
Realize verificações regulares de firmware com fornecedores de hardware individuais, especialmente controladores RAID. Aproveite os aprimoramentos de segurança e usabilidade para aumentar a estabilidade de seus componentes de hardware e minimizar a corrupção de dados dos controladores de disco RAID.
E por ultimo, mas não menos importante, mantenha o inventário de hardware atualizado por meio de revisões periódicas. Planejar proativamente atualizações e substituições de hardware evitam compras, de última hora, caras e mantem a funcionalidade ininterrupta do sistema.
O plano de manutenção preventiva é uma peça fundamental para uma boa gestão do setor de manutenção e é um dos responsáveis por alavancar os índices de disponibilidade e confiabilidade dos ativos.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva, comumente chamada de “reparo”, é a correção de um problema depois que o computador já quebrou ou parou de funcionar. O objetivo dessa forma de manutenção é restaurar a operacionalidade do sistema, corrigindo o problema ou substituindo os componentes danificados.
Essa modalidade é considerada como não planejada e feita em regime emergencial. Como, em alguns casos, os problemas poderiam ter sido evitados — ou minimizados — por meio de um acompanhamento (ou de manutenções preventiva, por exemplo), a correção de falhas se torna mais onerosa para a empresa.
Medidas corretivas comuns envolvem a remoção de vírus e malwares, a desinstalação de programas prejudiciais, a formatação e a execução de uma restauração do sistema, entre outros. Para executar a manutenção corretiva, é importante primeiro diagnosticar o problema e descobrir a causa raiz.
Todos esses indicadores de manutenção têm o mesmo objetivo, de auxiliar a gestão para a tomada de decisões. Sejam relacionadas a processos, equipamentos ou às equipes responsáveis.
O importante é ter sempre indicadores no radar para saber se a empresa continua no caminho certo.
A terceirização de serviços de informática pode ser uma alternativa interessante, tanto para manter o foco no negócio, quanto para deixar com quem entende do assunto, a Gestão de manutenção da infraestrutura de TI.
A evolução e competitividade são fatores primordiais que imprimem mais velocidade ao negócio, portanto, tempo torna-se um fator relevante na tomada de decisão. Pense na terceirização como um investimento que pode proporcionar mais tempo para a sua equipe gerar novos negócios.